Projetos
Histórias que pintam África pelas ruas de São Paulo
Através de conexões entre trajetórias migrantes, a experiência cotidiana em um outro país e o universo da representação artística, meu trabalho envolve perspectivas de resistência sobre a ideia de permanência e resiliência ao pensar arte enquanto contato com a minha cultura, "Histórias que pintam África" surge do meu compromisso político comigo mesmo e com as pessoas ao meu entorno, nele problematizo o imaginário brasileiro sobre o imigrante africano e negro através da pintura, poesia e cinema (documentário).
I#Idealização #Produção #criaçãoVisual #Direção.
Trabalho escravo nunca mais
Longe dos olhos de grande parte da população, o trabalho escravo ainda é uma dura realidade para milhões de pessoas no Brasil e no mundo, um crime inserido nas entranhas da cadeia produtiva de diversos setores de produção. Caracterizado por trabalho forçado, condições degradantes de trabalho, violação à dignidade humana, jornadas exaustivas que colocam em risco a saúde e a vida do trabalhador, e até servidão por dívidas, revelando a necessidade de políticas de prevenção, de inclusão e atendimento às vítimas para que elas não voltem a ser exploradas. Fruto da parceria entre o Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e a Unicamp, o projeto "TRABALHO ESCRAVO NUNCA MAIS. #somoslivres” nasceu com o objetivo de fomentar a inserção LABORAL de pessoas que já estiveram em situação análoga à escravidão. Entre as ações, foram produzidas camisetas desenhadas por Eugênio Santos, obras de arte pintadas por Paulo Chavonga e aulas de costura ministradas pelo estilista Reinaldo Lourenço e sua equipe.
#criaçãoVisual
100 Postais para o Futuro
Para o projeto 100 Postais para o Futuro o Sesc Avenida Paulista provocou em 2020 dez artistas que atualmente moram em São Paulo, a pensarem de maneira poética em como seria o futuro, com uma visão crítica do presente. Dessa provocação, cada artista fez uma série de dez obras, que foram enviadas pelo correio diretamente para as cem pessoas inscritas.
#criaçãoVisual
Faces e sustentabilidade
No final de 2022 @paulochavonga recebeu o convite do @mptrabalho para montar um ateliê no jardim paulista em São Paulo junto com os artistas @laviisrael8 e @duchelier.m_kinkani para produzir obras para estampas do projeto faces e sustentabilidade. O projeto é realizado pelo @mptrabalho e pela @oit_brasil com objetivo de formar e incluir no mercado de trabalho pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas e sobreviventes desse crime.
#criaçãoVisual